terça-feira, 5 de outubro de 2010

Você sabotando sua saúde - Sedentarismo.


Não procure justificativas, o maior responsável por sua saúde é você.
Imagem de Campanha da Triathon Academia

Uma vida sedentária e maus hábitos alimentares são as principais causas de obesidade. Problemas hormonais e efeitos colaterais de medicamentos estão em segundo plano quando o assunto é ganho de peso.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a falta de atividade física é responsável por 37% do risco de morte por câncer, 50% por derrame cerebral e 54% por infarto. É uma das 10 maiores causas de morte no mundo, em adultos.

A orientação para o combate deste mal moderno é que você acumule pelo menos 150 minutos (± 3 horas) de exercícios por semana. Essas horas podem ser distribuídas entre sua atividade física de escolha, e mudanças de hábitos como, por exemplo, escolher um dia para ir caminhando ao trabalho.

Principais consequências do sedentarismo: Obesidade, diminuição da massa muscular, dores articulares, hipertensão, doenças cardíacas, encurtamento muscular, Má postura, baixa resistência orgânica e física, dores musculares após esforço e altos níveis de estresse.

“Na ausência de exercícios físicos diários, nossos corpos tornam-se depósitos de tensões acumuladas e, sem canais naturais e saída para essas tensões, nossos músculos tornam-se fracos e tensos".
(NAHAS, 2001)

Existem três necessidades humanas básicas que devem ser satisfeitas, para se conseguir o equilíbrio corporal total. São elas:

- Exercícios Aeróbios (Ex.: caminhadas, corridas e ciclismo): para efeitos benéficos sobre o coração, pulmões e o sistema vascular;

- Exercícios de Endurance Muscular (Ex.: musculação, Pilates, ginástica e atividades esportivas): para melhoria e manutenção da massa corporal magra, principalmente músculos; Exercícios de Alongamento e Flexibilidade: para o aumento na amplitude articular e funcional, aumento da performance muscular e provável prevenção e tratamento de lesões músculo-articulares.

- Hábitos alimentares adequados, o que inclui a determinação de quantidade e tipos de alimentos de acordo com o consumo energético da vida diária.

Então, o primeiro passo para se ter uma vida saudável e combater o sedentarismo é consultar profissionais especializados (Nutricionistas, Educadores físicos...)  e seguir suas orientações.

Segue a lista de sugestões, composta pelos profissionais participantes do programa Mesa Z Saúde:

Ana Paula Calixto Rosa - Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates. Fornece aulas na Academia Corpo Total e em domicílio
Jefferson Marques Amaral - Dono da Academia Corpo Total
Patrícia Maria da Silva Cerqueira - Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates. Fornece aulas na Academia Espaço da Mulher e em domicílio.
Priscila Maria Monteiro da Silva - Fisioterapeuta. Fornece aulas de Hidroginástica na AABB.

Fontes:
http://www.who.int/en/
NAHAS, M.V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões
para um estilo de vida ativo. Londrina: Midiograf, 2001.

Um comentário: